Sala Polivalente

entrada: Condições Gerais

Night for Day, 2020

EMILY WARDILL

2024-04-19
2024-06-23

Pela Liberdade e não por Medo

Programa de vídeo da coleção da CACE no MNAC 

Curadoria: Emília Tavares e Sandra Vieira Jürgens

Night for Day, da artista britânica Emily Wardill, inaugura um ciclo de vídeo denominado Pela Liberdade e não por Medo, realizado a partir e em parceria com a Coleção de Arte Contemporânea do Estado (CACE). 

O MNAC participa, deste modo, nas comemorações dos 50 anos da Revolução do 25 de abril de 1974, através do olhar de artistas de diferentes gerações e percursos artísticos sobre um dos momentos mais marcantes e decisivos na nossa história contemporânea. 

Night for Day é um filme que conjuga documentário e ficção. 

Convoca relações filiais em ambiente revolucionário tecnológico, bem como testemunho pessoal (através das entrevistas a Isabel do Carmo, antifascista e uma das fundadoras do movimento de extrema-esquerda, Brigadas Revolucionárias), e apontamentos de arquitetura utópica modernista (A casa triangular, em Murfacém, Trafaria, da autoria do arquiteto António Teixeira Guerra). Complementando estes registos com a realidade globalizante da sociedade contemporânea portuguesa. 

Uma obra de enorme rigor e qualidade cinematográfica, que convoca com perícia e sentido dialético a história recente de Portugal, contribuindo para a urgente e incessante procura do significado da democracia e da liberdade.

 

Biografia da artista

Emily Wardill (1977) vive e trabalha em Lisboa, Portugal. A sua prática abrange filme, vídeo, escultura, performance, fotografia e instalação. Tem sido uma investigação contínua sobre a imagem imaginada - o que é, para que tem sido usada e como deixa atrás de si vestígios e estilhaços indeléveis. Isto levou-a de exemplos de entropia a estudos de caso sobre o risco de incêndios atribuídos a atividades paranormais. Viajou de estudos de caso psicanalíticos sobre alucinação negativa para palácios de memória e a sua relação com a visão incolor. Desde o vitral como dispositivo primitivo para comunicar com os analfabetos até à técnica cinematográfica do "dia para a noite" - invertendo-a para refletir sobre a visão tecnológica, o género representado e as utopias imaginadas.

O trabalho de Wardill foi exposto na Secession, Viena, Gulbenkian Project Spaces, Lisboa, SMK, Copenhaga, de Appel Arts Centre, Amsterdam List Centre MIT, Boston, The ICA, Londres, XYZ Collective Tokyo, The Biennale of Moving Images Geneva, The Serpentine Gallery, The Hayward Gallery, MUMOK Vienna; e MOCA, Miami. Participou no Berlinalle Forum Expanded e nos festivais de cinema de Nova Iorque e Londres. O seu trabalho foi galardoado com o Jarman Award em 2010, o Leverhulme Award em 2011 e o prémio EMAF em 2021. Participou na 54ª Bienal de Veneza, na 19ª Bienal de Sydney e na GHOST 2565 em 2022.

Algumas das coleções internacionais com obras de Wardill são a Tate Britain, o MUMOK Viena, o Museu de Arte Gulbenkian, o Fonds Municipal d'Art Contemporain de la Ville de Genève, a Coleção FRAC Champagne-Ardenne, a Fundação Saastamoinen e a Coleção do Conselho de Artes da Grã-Bretanha, bem como numerosas coleções privadas. É representada por Carlier Gebauer (Berlim) e Altman Siegal (São Francisco).