Mecenas e Parcerias

Mecenato

A Cultura é hoje um fator de desenvolvimento económico, gerador de riqueza, de captação de investimentos, de criação de emprego, de integração, de desenvolvimento sustentável e de internacionalização.
Constitui-se como o principal pilar do Turismo, à escala europeia, representando 5,5% do PIB, num setor onde a Europa detém 55% do mercado global.
Patrocinar a Cultura significa uma opção estratégica de marketing que prestigia a imagem das empresas, dando-lhes uma personalidade própria e um posicionamento diferenciado no mercado.

PROTOCOLO DE MECENATO FUNDAÇÃO MILLENNIUM-BCP/MNAC

A Fundação Millennium BCP, reflexo da cultura de responsabilidade social do Banco Comercial Português, o qual desde sempre entendeu assumir, a par da sua actividade específica, um claro compromisso de apoio ao desenvolvimento das comunidades em que se insere, e no seguimento de uma política regular de apoio mecenático que desde a sua constituição vem desenvolvendo, demonstrou interesse em se associar a uma instituição cultural nacional de prestígio como o Museu Nacional de Arte Contemporânea – Museu do Chiado.

Assim, desde 2012, a Fundação Millennium-BCP apoia regularmente este Museu, apoio que se tem diversificado pelas diferentes áreas de programação do MNAC, tendo mesmo contemplado a aquisição pontual de obras que permitiram complementar a colecção este Museu.

PROTOCOLO DE MECENATO SONAE/MNAC

A 19 de Fevereiro de 2014 o Museu Nacional de Arte Contemporânea – Museu do Chiado, assinou um protocolo de mecenato com a Sonae por um prazo de cinco anos. Esta ação enquadrou-se na política de responsabilidade corporativa da Sonae, que procura promover a criatividade e a inovação, estimular novas tendências e aproximar a sociedade à arte, nomeadamente através de manifestações culturais de relevo que permitam experiências enriquecedoras de desenvolvimento pessoal e coletivo.

O acordo prevê o apoio à programação regular do MNAC-MC, a realização de três residências artísticas através do projeto SONAE/MNAC Art Cycles, a criação do Prémio bienal SONAE Media Art para distinguir trabalhos na área de Multimédia e o naming Sonae à sala polivalente do MNAC, espaço dedicado à arte multimédia.

O Museu Nacional de Arte Contemporânea – Museu do Chiado tem celebrado também, no âmbito das suas diferentes actividades, parcerias mais, ou menos, regulares, com empresas de diferentes sectores, bem como com associações culturais, que têm permitido garantir uma programação diversificada e de qualidade. De entre elas é de referir a Imprensa Nacional Casa da Moeda (INCM), o Grupo Altis Hotels, a Fundação Calouste Gulbenkian e a estrutura DuplaCena.

O Museu Nacional de Arte Contemporânea – Museu do Chiado beneficia ainda do acordo celebrado pela tutela com a Lusitania, Companhia de Seguros, SA.



Para mais informações deverá contactar:
Museu Nacional de Arte Contemporânea
 — Museu do Chiado

 Rua Serpa Pinto, 4. 1200-444. Lisboa. Portugal

t. + 351 213 432 148 / f. + 351 213 432 151