Vencido da vida

, 1922

Leopoldo de Almeida

Gesso

50 × 55 × 34 cm
assinado e datado
Inv. 545
Historial
Adquirido pelo Estado em 1923.

Exposições
Lisboa, 1923, 1.

Bibliografia
Exposição de Pintura e Escultura, 1923, 1; PAMPLONA, 1987, 58; SILVA (et al.), 1994, 183, cor; NUNES, 2005, 31.
Obra realizada no início de carreira, revela um quase total alheamento da escultura moderna. É na continuidade de um oitocentismo neoclassicizante de visão simbolista que esta peça poderá ser entendida, apesar do anacronismo precoce a que circunscreve a Leopoldo de Almeida. O seu principal interesse reside na composição da figura que se fecha sobre si própria de modo faseado e convergente: os membros, alternadamente, e a cabeça desvelam-se em sucessivos planos que se aprofundam num espaço concêntrico. Este aspecto cria um interessante acordo entre a composição e o tema, embora a presença do modelo escolar se faça sentir, servido por uma modelação naturalista onde transparecem pormenores como as veias ou as rugas das plantas dos pés.

Pedro Lapa