António Areal: O coleccionador de Belas-Artes – O coleccionador do 8.º dia , 1970

CICLO COLECIONAR ARTE

2016-10-11

A Direção dos Amigos do Museu do Chiado vai organizar mais uma sessão do Ciclo Colecionar Arte. Vamos conhecer a coleção de arte contemporânea portuguesa que Fernando Figueiredo Ribeiro tem vindo a reunir ao longo de mais de duas décadas. É uma coleção abrangente, sem temas nem técnicas orientadoras, mas onde se percorre a criação artística portuguesa dos últimos 30/40 anos, da autoria dos mais relevantes artistas ativos na contemporaneidade. Em conversa com a historiadora de arte Adelaide Duarte, Fernando Ribeiro falará das suas motivações, dos critérios de gosto, do mercado da arte e do QuARTel, a nova casa da coleção protocolada com o município de Abrantes.

Contamos convosco no dia 11 de outubro, às 18h30, no MNAC-MC!

A Direção

Fernando Figueiredo Ribeiro trabalha no setor financeiro há 28 anos, dos quais cerca de 11 passados em Londres. Licenciado em economia pela Universidade Católica Portuguesa e um MBA pela Universidade Nova de Lisboa. Adquiriu a sua primeira obra de arte aos 21 anos. Da arte, diz que é uma paixão pelo que fica!

Adelaide Duarte é historiadora de Arte e coordenadora executiva da Pós-graduação Mercado da Arte e Colecionismo na FCSH-UNL. Professora auxiliar convidada e investigadora de pós-doutoramento, com bolsa FCT, no Instituto de História da Arte da FCSH-UNL. Doutora em Museologia e Património Cultural (2012) sobre colecionismo privado de arte moderna e contemporânea em Portugal, na Universidade de Coimbra. Vice-Presidente da Associação Amigos do Museu Nacional de Arte Contemporânea-Museu do Chiado e responsável pelo Ciclo Colecionar Arte. Conversas a partir de coleções particulares