Victor Palla

Lisboa , 1922 Lisboa , 2006

Arquitecto, gráfico, pintor, ceramista e escritor. A sua actividade cultural foi multifacetada, quer em termos criativos, quer na criação e gestão de iniciativas culturais diversas. Em meados dos anos 40 expôs e foi um dos principais promotores das Exposições Independentes que deram a conhecer uma nova geração de artistas, como Fernando Lanhas, Júlio Pomar ou Nadir Afonso. Em 1949 organizou com José Cardoso Pires a colecção de bolso Os Livros das Três Abelhas, no âmbito da Editorial Gleba, caracterizada pela edição de autores habitualmente censurados pelo regime, como foi o caso do romance do próprio José Cardoso Pires, Histórias de Amor, em 1952. Durante dez anos, entre 1946 e 1956, foi um dos principais mentores e organizadores das Exposições Gerais de Artes Plásticas, acontecimento marcante no panorama da arte e da cultura portuguesa no Estado Novo, não só pela sua ligação ao Movimento Neo-Realista como pela forte carga ideológica e de oposição política ao regime, iniciativa apoiada pelo Movimento de Unidade Democrática (MUD). Exerceu actividade regular como crítico e ensaísta de arte em algumas das mais importantes revistas da época como a Seara Nova. Na área da arquitectura trabalhou durante 25 anos em parceria com o arquitecto Bento d’Almeida, sendo responsáveis por algumas das obras mais emblemáticas da arquitectura portuguesa, como os cafés Galeto, o Carrossel e o Piquenique em Lisboa, ou o Cunha no Porto, e ainda a aldeia das Açoteias no Algarve. Como fotógrafo, a sua parceria com o arquitecto Costa Martins tornar-se-ia emblemática, com o projecto Lisboa, Cidade Triste e Alegre (um dos grandes acontecimentos da fotografia portuguesa do século XX), que resultou numa exposição e livro em 1958 e 1959, respectivamente, sendo distinguido internacionalmente, em 2001, como um dos melhores livros do século XX. Em 1992, a sua obra fotográfica foi objecto de uma exposição retrospectiva no Centro de Arte Moderna da Fundação Calouste Gulbenkian. Foi-lhe atribuído o Prémio Nacional de Fotografia em 1999, pelo Centro Português de Fotografia.

Emília Tavares