Poster da Conferência
Vídeo

Conferência "Fotografia e Sociedade"

2017-04-05
Conferência realizada nos dias 16 e 17 de Junho de 2016 no Museu Nacional de Arte Contemporânea -  Museu do Chiado em Lisboa.

Desde o final do século XIX, com Jacob Rijs e Lewis Hine entre outros, a fotografia tem sido um meio para denunciar injustiças, reivindicar melhores condições de vida e contribuir para as causas revolucionárias. Como consequência natural da sua natureza documental, tornou-se também hoje o meio privilegiado pela arte contemporânea para interrogar o establishment político e social.

Esta conferência procura explorar os vários sentidos  da criação fotográfica como uma arma social e de esquerda ao longo dos séculos XX e XXI, e examinar a relação entre a fotografia documental, as causas humanitárias e os ideais sociais, o compromisso político e de classes, a crítica social e económica. Serão consideradas as práticas fotográficas e sua produção em ambos os campos público e político, pensando especificamente sobre a relação entre as práticas de esquerda e o mainstream, as relações entre arte contemporânea e crítica social, tal como entre arte e propaganda.