Sala Polivalente

entrada: Condições Gerais

Eye Height, 2009-2011

Ricardo Jacinto e Beatriz Cantinho

2011-11-10
2011-12-11

EYE HEIGHT é um espectáculo onde um dispositivo, que é simultaneamente cenário e instrumento, é palco para a criação coreográfica e musical. Este objecto comporta-se como uma caixa de ressonância, amplificando os sons provocados pela fricção e percussão de corpos que, movendo-se na horizontal, induzem a vibração de conjuntos de cordas colocadas no seu interior.Colocados com a linha do olhar à altura do palco, os espectadores assistem a um discurso improvisado em que bailarinos e músicos constroem um manto visual e sonoro de impressão paisagística proporcionando uma experiência essencialmente sensorial e contemplativa.

A instalação presente no Museu do Chiado consiste num formato complementar de abordagem à vertente performance.O formato instalação permite ao espectador aceder à obra numa dimensão centrada em absoluto na imagem. Na mesma, mantem-se a relação do olhar com o objecto e o ponto de fuga, acentuando o carácter imersivo do espectáculo.

Nos quatro diferentes planos apresentados, o plano exterior mima a experiência da performance de horizonte visual e paisagístico. Os planos interiores estabelecem uma relação de intimidade/comprometimento físico com o movimento dos bailarinos, requerendo do espectador uma constante adaptação perceptiva em relação às imagens síncronas filmadas de diferentes perspectivas.